domingo, 26 de abril de 2009

A Primeira Fase da vida humana

Essa primeira fase do comportamento físico-psíquico da criança compreende de zero a sete anos de vida. Nessa fase, a criança tem células e organismo complexos; é a fase de desenvolvimento das células cerebrais, como também das células vitais do corpo. Neste período de vida, até o sétimo ano, a criança tem total confiança nos seus pais. É nessa fase que deve acontecer a educação básica da criança, tendo como escola o próprio lar. Com seus pais, normalmente a criança aprende a falar, andar, comer, obedecer, respeitar e amar a Deus, aos próprios pais e aos demais semelhantes. Também, ainda com os pais, a criança pode aprender a odiar, desrespeitar a Deus e aos seus semelhantes, mentir, fumar, tomar bebidas alcoólicas, se prostituir, roubar, furtar e cometer outros males que atualmente afligem a humanidade. Nessa fase da vida a criança pode ser um produto do meio; ela aprende tudo com seus pais e imita o comportamento deles, como também dos seus irmãos maiores.

A Bíblia diz que a educação básica da criança foi confiada aos pais, e não aos educadores. Lemos muitos conselhos a respeito em Provérbios de Salomão, onde, no capítulo 22, verso 6, faz a seguinte recomendação: “Ensina a criança no caminho em que deve andar”. Outro trecho bíblico diz: “Corrige o teu filho, e este te dará descanso” (Prov. 29: 17). Em Deuteronômio 6, Deus recomendou ao povo hebreu, por meio de Moisés, se esmerar na educação dos seus filhos, aconselhando-os quando estiver assentado, em casa, e andando pelo caminho, como também, ao deitar, e ao despertar. Os pais devem aproveitar todo o tempo possível para educar a criança com ensinos práticos e aconselhamentos, preparando-a não somente para a vida como também para a eternidade.

A criança, nessa primeira fase da vida, de zero a sete anos, necessita constantemente de carinho e do apoio afetivo de seu pai e de sua mãe. Os pais devem reservar todos os dias um pouco de tempo para brincar com seus filhos, e também aconselhá-los, discutindo seus pequenos problemas e estabelecendo normas. Ainda que proteste, a criança compreende e aceita as normas estabelecidas pelos seus pais. A criança aprecia ser aconselhada, não importa a idade que tenha. O que ela não quer mesmo é ser tratado com violência, ou grosseria; isto a deixa revoltada.

O Exemplo – Outra forma de educar a criança é ensiná-la por meio do exemplo. Sua maneira de ser, agir e pensar, como também suas ações, ensina a seus filhos o que é certo e o que é errado. As crianças estão sempre prontas a imitar os seus pais e professores, em tudo. Por isso, eu acredito que a criança é produto do meio, embora os educadores discordem disso.

Quando a criança é encaminhada muito cedo à escola, antes de completar oito anos de idade, ela vai aprender coisas do mundo exterior, moldando um caráter deficiente. Normalmente, na escola ou em uma creche, a criança aprende a proferir palavras torpes ou palavrões. Muito cedo ela pode também despertar para certos vícios e vaidades, principalmente se a professora é fumante ou usa batom aberrante nos lábios, unhas pintadas, ruge, argolões nas orelhas, decotes mostrando os seios e mini-saia. A criança, pela sua inocência, vai imitá-la e, por essa razão, pode se perverter ou seguir o mau exemplo da educadora, achando que, por tratar-se de uma pessoa adulta, deve ser espelhada para ser o seu modelo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário