domingo, 26 de abril de 2009

A Terceira Fase

Nessa fase da vida humana, que compreende a adolescência, de 14 a 21 anos, o jovem experimenta várias transformações corporais, metabólicas e comportamentais. Esse período é chamado de “Anos Dourados”. Para os adolescentes, “o negócio é curtir a vida”. Ao atingir a adolescência, tanto o rapaz quanto a rapariga, tornam-se rebeldes, e não rendem obediência aos pais nem aos professores. Todo o respeito e consideração são transferidos aos amigos, e nada mais. Esta é a fase mais delicada da vida, pois é neste período que os jovens ficam mais vulneráveis às drogas, à prostituição e à marginalidade infanto-juvenil.

Os pais e professores devem ser maleáveis quanto ao tratamento dispensado aos jovens que estão nessa fase da vida, visto que, eles têm tendência de tomar decisões precipitadas e até radicais, principalmente se sofrerem maus tratos da parte dos progenitores. Conselhos, diálogo e amizade são as armas que devem ser usadas pelos pais e educadores. Mesmo o jovem não concordando, mas, nós, pais e professores, devemos alertá-los do perigo de acompanhar-se de certos elementos que usam drogas ou tenham uma vida pregressa sob suspeita.

O jovem deve ser mais inteligente, e atentar ao adágio popular que diz: “Diga com quem tu andas e eu direi quem tu és!”. Por ser uma fase delicada, os pais têm obrigação de saber aonde seus filhos andam, e com quem saem, principalmente quando se trata de adolescente do sexo feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário