domingo, 26 de abril de 2009

A Segunda Fase

Até o oitavo ano de vida, pela sua inocência, a criança é parte do reino dos céus (Mat. 18: 1-5; 19: 14). Ela passa a fazer parte do reino deste mundo somente quando completa oito anos. De zero ao sétimo ano, a criança é um ser inocente perante Deus, ou seja, é parte integrante do reino dos céus, como falou Jesus. Nessa fase, ela é regida pelo instinto e pela magia da Natureza, como os animais. Aliás, as crianças imitam os animais, dormindo cedo e, se espreguiçando como o gato e o cachorro, quando despertam. Ela perde essa prática de vista no dia em que completa oito anos de vida, quando perante o tribunal divino passa a responder pelos seus próprios atos.

A segunda fase da vida compreende o período de 7 a 14 anos. As células vitais desse segundo período não são as mesmas do primeiro; elas são totalmente diferentes. Essa mudança contribui para transformações radicais no comportamento do juvenil. Nessa fase, o juvenil não vê mais os pais como seus super-heróis. Essa transição da fase de criança para juvenil, na maioria das vezes leva o jovem a acreditar mais nos seus professores.

A fase da educação básica passou; termina quando a criança completa o oitavo ano de vida. Este é o período em que a educação escolar deve ser intensificada, pois a condição de super-heróis que era atribuída aos pais, o infante transfere para seus educadores. Por essa razão, os professores devem ser conselheiros acima de tudo, e como estão sendo vistos pela criança como substitutos dos pais, os professores devem dar um bom exemplo, transmitindo lições de vida que possam ajudar na formação do seu caráter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário