domingo, 26 de abril de 2009

Método Simples e Eficaz de Educar a Criança

O ser humano tem sete fases celulares de sete anos cada, as quais exercem sobre o corpo do homem influências no comportamento bio-físico-social, psíquico e espiritual. Essas fases envolvem células vitais, psiquismo e comportamento físico, mental e espiritual, e começam desde o nascimento da criança até ao quadragésimo nono ano de vida. Essas fases da vida humana são distintas e complexas, que fogem ao estudo científico da educação, principalmente porque a ciência não sabe explicar sobre a relação existente entre o desenvolvimento celular e intelectual, a saber, a inter-relação do físico e o psíquico.

Método Simples e Eficaz de Educar a Criança - Certo palestrante chamou a atenção da Sociedade bonfinense, alertando que os pais estão atualmente terceirizando seus filhos, confiando a criação e a educação das crianças às creches e às escolas infantis. Em minha opinião, as crianças deveriam ser encaminhadas a uma instituição de ensino somente após completar oito anos de vida.

As primeiras letras do alfabeto como também os primeiros números da matemática e outros assuntos de valor, incluindo dietética, deveriam ser ensinadas às crianças, no lar, pelos pais, que também deveriam dar orientações básicas sobre ética, obediência, respeito e religião, envolvendo o temor ou reverência ao Deus Altíssimo. Para a criança assimilar essas coisas, os pais devem abrir a Bíblia e o livro da Natureza, mostrando para elas a importância do exercício físico, além do ar puro, da luz solar e da água na vida dos seres vivos, envolvendo gente, bicho e vegetais. Também, despertar nos filhos a necessidade de amar, cuidar da própria saúde, proteger os animais e preservar a criação de Deus.

Dentre as lições a serem ensinadas às crianças, o estudo da fisiologia digestiva deverá ocupar o primeiro lugar na educação infantil. Quem aconselha é a escritora norte-americana, Ellen White. As crianças, portanto, só deveriam ingressar em uma escola depois de aprender tudo isso que acabamos de propor, além da leitura e a escrita.

Como Conquistar os Filhos - A criminalidade infanto-juvenil, os homicídios, a prostituição, a falta de respeito à vida, aos pais e às autoridades, além dos vícios e o tráfico de drogas, como também, a farmacodependência, a pobreza e a evasão escolar são frutos de uma educação mal direcionada, em particular o descaso dos pais e educadores. Se cada pai, ao invés de confiar seus filhos a uma babá, ou encaminhar a uma creche ou a uma escola de jardim da infância, assumisse a educação das crianças, abrindo para elas a Bíblia e o livro da Natureza, e também, ensinando a orar ao deitar e ao despertar, o mundo seria bem diferente.

Os pais devem ser amigos dos filhos e, com eles, sorrir, brincar, aconselhar e conversar sobre assuntos diversos. Se comportando como um “palhaço” para conquistar a confiança e a amizade dos filhos, os pais salvaguardariam a conduta destes, protegendo-os dos traficantes e do revés da vida, do que aqueles que agem como um “policial”, punindo seus filhos quando estes erram. Às vezes, alguns pais exigem e cobram dos filhos o respeito e a obediência que nem mesmo eles dedicaram aos seus progenitores quando ainda jovens.

Diante desse conceito, na minha passagem pela Faculdade de Pedagogia, da Uneb, em Juazeiro, propus à comunidade pedagógica admitir a criança na escola somente a partir do oitavo ano de vida. Entendo que a educação básica, de zero aos sete anos, deve ser de inteira responsabilidade dos pais e não do Governo nem dos educadores. Para o leitor entender melhor sobre minha proposta pedagógica voltada para a educação da criança a partir do oitavo ano de vida, segue abaixo a explicação das sete fases da vida do ser humano. Êi-las:

Nenhum comentário:

Postar um comentário